quinta-feira, 16 de janeiro de 2020


Tronqueira, Casa de Exu, Cafua, Cancela


Você sabe como surgiu o nome Tronqueira?
Esse nome surgiu de muitos e muitos anos atrás, na época em que ainda se usava cavalos.
Quando alguém chegava em uma casa, estalagem, Fazenda, Igreja, mercearia etc...
Tinha na frente da casa um tronco de Madeira para amarrar os cavalos, ou cerca de Madeira para guardar uma propriedade.

Tronqueira, Casa de Exu, Cafua, Cancela  São nomes dados a um dos maiores assentamentos de um Terreiro.

Aqui não vou ensinar, como se faz uma Tronqueira, e nem os elementos que vai dentro dela, pois isso varia de Terreiro para Terreiro.

E mais só se ensina realmente um filho do terreiro quando este é consagrado Pai, Mãe, Pai pequeno ou Mãe pequena depois de muitos anos exercendo este cargo naquela casa.

Quando este geralmente sai do Terreiro para abrir o seu próprio Terreiro, o Pai da casa sempre irá mudar algo na sua Tronqueira, a pedido do Exu que com ele trabalha.

A Tronqueira é um ponto de descarga energética, ela está geralmente sempre ao lado de fora do terreiro para segurar todas as energias, ataques, ou demandas que o Terreiro, ou os filhos da casa, ou assistência possam sofre.

Os assentamentos e firmesas da Tronqueira nunca ficam amostra dentro dela, seria um grande erro, pois aquele que assim faz deixa o terreiro e os médiuns da casa vulnerável a qualquer ataque.

A Tronqueira tem que estar sempre limpa materialmente e Espiritualmente também.
Todos os Mediuns tem por obrigação Cuidar e ZELAR pela Tronqueira que é a segurança da casa e também dos médiuns, todo médium deveria ter dentro da Tronqueira uma imagem do seu Exu de trabalho e da Pomba Gira e ZELAR por eles também, pois os mesmos zelam por você.

Tem alguns Exus ou Pomba Gira, que no lugar de sua imagem preferem simplesmente colocar, algo relacionado ao seu trabalho.

Um punhal sem ponta e sem corte, um tridente, um pedaço  de osso etc.
Tudo isso  tem que ter o aval do dirigente do Terreiro e da Entidade chefe da casa.

Cuidado com a Tronqueira!

Se a Tronqueira é para a proteção do Terreiro e dos médiuns, vai de todos ajudarem com aguardente, cigarros, velas de 7 dias vermelha, Preta e Preta/Vermelha e champanhe e vinho tinto para as moças, incensos e ebós quando for pedido.

Posso acender uma vela branca para Exu na Tronqueira?
Claro que sim porque não, desde que tenha um fundamento ou um propósito, você pode até colocar um copo com água que não tem  problema.

Terreiro não é obrigação de um, dois ou três, mas sim de todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário