quinta-feira, 16 de janeiro de 2020


OFERENDA PARA EXU TRANCA RUAS


As oferendas para Exú, tradicionalmente são entregues em encruzilhadas abertas, mas o ideal é que essas encruzilhadas sejam de chão batido, sem asfalto e longe de prostíbulos, açougues, manicômios, hospitais, boates, bares, cemitérios, delegacias e presídios, entre outros.

Devido às dificuldades para encontrar encruzilhadas adequadas, têm-se preferido realizar as entregas em sítios (locais) puros da natureza.

OFERENDA ELEMENTOS:

Ø  1 ALGUIDAR NÚMERO 2
Ø  500G DE FARINHA DE MANDIOCA BRANCA
Ø  1 VIDRO PEQUENO DE AZEITE DE DENDÊ
Ø  7 PIMENTAS (DEDO DE MOÇA NATURA)
Ø  1 CEBOLA CORTADA EM RODELAS NÃO MUITO FINAS
Ø  1 BIFE
Ø  1 GARRAFA DE AGUARDENTE
É a bebida que popularmente usa-se, mas pode ser substituída por vinhos, whisky, vodka, conhaque, se a entidade pedir uma bebida específica, a mesma deve ser servida.
Se a oferenda é uma iniciativa própria, fica à critério.
A bebida não é para a entidade ficar bêbada, o álcool tem sua função magística de transmutação e eliminação de energias
Ø  1 CHARUTOS
Ø  7 VELAS (metade preta, metade vermelha)
Ø  3 FOLHAS DE MAMONA (se for possível conseguir, melhor)

PREPARO:
Lavar o alguidar e forrar com as folhas de mamona, colocar a farinha, misturada com um pouco de aguardente e um pouco do dendê, fazendo uma farofa, não muito úmida, apenas para dar liga.
Deixar lisa e compacta no alguidar.
Passar o bife no dendê e colocar por cima, cobrindo com as rodelas de cebola.

ENTREGA:
Exú é o Senhor das Encruzilhadas, como o Orixá OGUM é o Senhor de todos os Caminhos.
No local da entrega, antes de começar peça licença e não esqueça de saldar o Orixá OGUM.
Em seguida, acenda 1 vela vermelha e preta para o Exú Guardião do local, pedindo:
Licença e permissão para a realização da entrega.
Em seguida coloque o alguidar no chão, acenda as velas e vai firmando o pensamento e fazendo seus pedidos chamando pelo senhor Tranca Ruas, abra a aguardente, primeiro derrame um pouco em volta da primeira vela acesa, que é a do Exú Guardião do local.
Em seguida, derrame um pouco em volta do alguidar e deixe o restante dentro da garrafa aberta, ao lado da oferenda, por último acenda charuto e coloque por cima do alguidar deixando a brasa apontada pelo lado de fora do alguidar, acenda as velas com pensamento bem firme no que esta precisando, OS FATORES QUE MOTIVARAM A OFERENDA.

Oferendas podem ser realizadas por diversos motivos:
Abertura de caminhos profissionais, abertura de caminhos para o amor, Saúde, limpeza espiritual, fortalecimento espiritual e energético, etc...
Ou podem ser feitas por agradecimento por graças recebidas ou para uma conexão com os Orixás, fortalecendo o elo vibratório da energia do Orixá com a pessoa.
O fato é que as oferendas sempre são para o nosso benefício.
Mas nos casos de oferendas aos Exús, elas servem não par a entidade se fartar de comer e beber, e sim para que a entidade, através da contra-parte etérica (energética) dos elementos ofertados, possa manipulá-los magisticamente em benefício de um determinado objetivo nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário