Nos dias atuais podemos caracterizar diferentes correntes de pensamento anarquista, no entanto para manter o objetivo do blog trabalharemos apenas sobre o socialismo libertário. Antes de mais nada precisamos ter ciência que não é possível tipificar o anarquismo, pois o mesmo não acata “ismos”, seja de pessoas ou de doutrinas. Isto é, como Chomsky afirma, “o anarquismo tem costas largas”. Para tanto, devemos elucidar que o anarquismo é um socialismo, pois defende os mesmos ideários socialistas desde a sua origem com Robert Owen, Fourier e Saint-Simon, ou seja, a luta constante pelos ideais da Revolução Francesa: a liberdade, a fraternidade e a igualdade. Assim, só existe um anarquismo, e este é um socialismo de origem. Suas diferentes correntes de pensamentos caminham para um mesmo objetivo, o bem da humanidade.
1. Anarquia, é um termo originário do grego anarkhos “sem governantes”, “sem soberanos”. Isto é, sem a coerção de um Estado ou sem autoridades.
2. Anarquismo, existe uma tendência de conceber anarquia e anarquismo como a mesma situação, no entanto nesse artigos vamos nos ater a algo mais detalhado. Isto é, o mesmo não engloba somente ideias práticas como a economia e organização social, mas sim também modos de vida. Por isso, quem defende a anarquia não necessariamente defende anarquismo, apesar de muitas vezes, para evitar desgastes, os mesmos são conjecturados. Nesse detalhamento trabalha-se sob a ótica de Bakunin de que não pode existir socialismo sem liberdade e nem liberdade sem socialismo, isto é, não há como existir anarquismo dando espaços para a tirania, portanto considera-se o anarquismo como um humanismo.
Antes de analisar as diferentes correntes do anarquismo, deve-se trabalhar questões fundamentais do mesmo, os princípios básicos.
3. Ação Direta, são as chamadas ações imediatistas que tem como objetivos mudanças sociais repentinas e fortes em certas circunstâncias ou necessidades. Sabe-se que muitas vezes são necessárias muitas ações diretas, ou muito drásticas, por isso costumeiramente uma ação direta pode ser verificada em qualquer manifestação que busque conscientizar, chocar ou mudar a população para determinado assunto ou necessidade.
4. Amor Livre, é um princípio resultante do conceito de liberdade, caracterizando-se pela negação de qualquer imposição moral por religiões, Estado ou tradições que busquem transformar o corpo em estereótipos, ou que condenem a liberdade de escolha sexual quanto a assuntos como casamento, monogamia, poligamia, etc.
5. Mutualismo, ou ajuda mútua pode ser esclarecido como a prática voluntária de troca de bens e serviços de acordo com as necessidades individuais e coletivas de uma sociedade, existindo ramificações como a solidariedade operária do anarcossindicalismo.
6. Autogestão, é a pratica de decidir os anseios comunitários pela própria comunidade, seja em conselhos, assembleias ou outras formas. Um termo também muito comum para prática do socialismo científico, sendo, no entanto mais amplo no anarquismo, pois além dos meios de produção, a autogestão em uma comunidade de diferentes realidades e se amplia para todas as necessidades coletivas como a educação (livre acesso ao conhecimento), segurança, saúde, etc.
7. Consenso é uma ideia anarquista e também socialista (englobada em muitos segmentos socialistas) ligada diretamente a autogestão, aonde o mesmo tem por concepção a tomada de decisões pelo, para e com o meio coletivo, isto é, pensar sempre no bem comum. Assim o mesmo se opõe ao voto e a prática democrática, pois se mantém dentro de uma comunidade autogestionada em que as decisões para todo o coletivo não são influenciados necessariamente por interesses individuais.
8. Democracia Direta é outra ideia atrelada a autogestão pensada em vários segmentos socialistas. Em sua concepção as decisões sobre assuntos comunitários deveriam ser tomadas através do voto, ou pela opinião da maioria após ter sido dada a liberdade de todos se manifestarem. Assim a mesma vê que a opinião individual de uma maioria são as melhores decisões para todo o coletivo, considerando-se que homens sempre irão divergir quando pensar individualmente.
Tais são os conceitos básicos do anarquismo, e nos quais se baseiam a maioria dos pensamentos anarquistas que visam uma organização social. Para tanto é importante ressaltar que os mesmos são frutos de diferentes reflexões por diferentes correntes anarquistas, e que de forma alguma o anarquismo pode ser considerado uma hegemonia de pensamento, muito menos como “a salvação”, “o perfeito”. Podem parecer utópicos de prima análise, mas sua razoabilidade é tão intensa que estudar anarquismo ao final se torna um vício e para alguns até mesmo um modo de viver.
2. Anarquismo, existe uma tendência de conceber anarquia e anarquismo como a mesma situação, no entanto nesse artigos vamos nos ater a algo mais detalhado. Isto é, o mesmo não engloba somente ideias práticas como a economia e organização social, mas sim também modos de vida. Por isso, quem defende a anarquia não necessariamente defende anarquismo, apesar de muitas vezes, para evitar desgastes, os mesmos são conjecturados. Nesse detalhamento trabalha-se sob a ótica de Bakunin de que não pode existir socialismo sem liberdade e nem liberdade sem socialismo, isto é, não há como existir anarquismo dando espaços para a tirania, portanto considera-se o anarquismo como um humanismo.
Antes de analisar as diferentes correntes do anarquismo, deve-se trabalhar questões fundamentais do mesmo, os princípios básicos.
3. Ação Direta, são as chamadas ações imediatistas que tem como objetivos mudanças sociais repentinas e fortes em certas circunstâncias ou necessidades. Sabe-se que muitas vezes são necessárias muitas ações diretas, ou muito drásticas, por isso costumeiramente uma ação direta pode ser verificada em qualquer manifestação que busque conscientizar, chocar ou mudar a população para determinado assunto ou necessidade.
4. Amor Livre, é um princípio resultante do conceito de liberdade, caracterizando-se pela negação de qualquer imposição moral por religiões, Estado ou tradições que busquem transformar o corpo em estereótipos, ou que condenem a liberdade de escolha sexual quanto a assuntos como casamento, monogamia, poligamia, etc.
5. Mutualismo, ou ajuda mútua pode ser esclarecido como a prática voluntária de troca de bens e serviços de acordo com as necessidades individuais e coletivas de uma sociedade, existindo ramificações como a solidariedade operária do anarcossindicalismo.
6. Autogestão, é a pratica de decidir os anseios comunitários pela própria comunidade, seja em conselhos, assembleias ou outras formas. Um termo também muito comum para prática do socialismo científico, sendo, no entanto mais amplo no anarquismo, pois além dos meios de produção, a autogestão em uma comunidade de diferentes realidades e se amplia para todas as necessidades coletivas como a educação (livre acesso ao conhecimento), segurança, saúde, etc.
7. Consenso é uma ideia anarquista e também socialista (englobada em muitos segmentos socialistas) ligada diretamente a autogestão, aonde o mesmo tem por concepção a tomada de decisões pelo, para e com o meio coletivo, isto é, pensar sempre no bem comum. Assim o mesmo se opõe ao voto e a prática democrática, pois se mantém dentro de uma comunidade autogestionada em que as decisões para todo o coletivo não são influenciados necessariamente por interesses individuais.
8. Democracia Direta é outra ideia atrelada a autogestão pensada em vários segmentos socialistas. Em sua concepção as decisões sobre assuntos comunitários deveriam ser tomadas através do voto, ou pela opinião da maioria após ter sido dada a liberdade de todos se manifestarem. Assim a mesma vê que a opinião individual de uma maioria são as melhores decisões para todo o coletivo, considerando-se que homens sempre irão divergir quando pensar individualmente.
Tais são os conceitos básicos do anarquismo, e nos quais se baseiam a maioria dos pensamentos anarquistas que visam uma organização social. Para tanto é importante ressaltar que os mesmos são frutos de diferentes reflexões por diferentes correntes anarquistas, e que de forma alguma o anarquismo pode ser considerado uma hegemonia de pensamento, muito menos como “a salvação”, “o perfeito”. Podem parecer utópicos de prima análise, mas sua razoabilidade é tão intensa que estudar anarquismo ao final se torna um vício e para alguns até mesmo um modo de viver.
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