segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Omolú Azawany

Azawany ou Azoani, divindade chamado por muitos de Morte!

 

Para quem não sabe quem é Omolú Azawany, é um pouco complexo de distinguir e citar suas propriedades, mas em questão de personalidades, é seco e muito esperto.

 

Azawany é uma energia que se divide em duas, ora Omolú, ora Oxóssi.

Sim!

É um ORIXÁ MEJÍ que se contém juntamente as energias de Odé o caçador.

 

Azawany é constituído em duas formas iniciais.

Como Omolú é o curandeiro.

Como Oxóssi é o assassino.

Ou seja, se define na cura e na morte.

 

Na fase Omolú, Azawany é jovem e muito esperto, vive na terra das floresta e é quem fertiliza a terra transformando a paisagem das florestas.

Por isso tamanha ligação com Oxúmarê também, pois, é a chuva quem fertiliza a terra, e é este Omolú que suga a água para ser dado às raízes das plantas.

 

Azawany é oriúndo de Savé onde vivia em cultos com Nanã.

Porém, após ser abandonado e criado por Iyámonjá em Tapá, Omolú ainda jovem saía para se aventurar, e nisso sempre ia parar nas florestas, onde conheceu seu irmão Oxóssi.

 

Este, um grande e jovem caçador, muito hábil e inteligente, ensinava à Omolú como viver na floresta e com tantos animais e plantas selvagens, que somente Oxóssi sabia lidar.

 

Muitos anos se passaram, e Oxóssi e Omolú ainda continuavam amigos e parceiros, porém, cada um tinha um objetivo, Oxóssi em ser o grande caçador e feiticeiro e Omolú recuperar o trono de Savé que sua mãe Nanã deu à Oxúmarê.

 

Oxóssi se tornou o rei de Ketú e se tornara o maior caçador de todos, com seu Aramefá (a corte dos dicípulos de Oxóssi, os Odé's) comandava as terras de Ketú, Ilê-Ifé e Igbô.

 

Já Omolú, se tronou o rei de Savé, tomando o trono que Oxúmarê usurpou dele para si, e assim, Omolú foi proclamado Obáluaiyê.

 

Porém, houve um tempo de seca que castigava Savé, e Omolú ficou muito doente e fraco, seus povos Savalunos procuravam às terras de Ketú para se abrigar, Oxóssi viu o ocorrido, e os povos das fronteiras de Savé à Ketú começaram se unir, assim surgiu o povo Ewê-Fón (Nação cujo culto são voltados às divindades de Jêje e Ketú).

 

Oxóssi procurou Orúnmilá-Ifá para entender o que acontecera com o reino Savaluno e com Omolú, este lhe disse que Omolú estava muito doente e fraco, e que sua doença se devia a seca e a escassez de comida.

 

Oxóssi, sendo o deus da alimentação, levou grandes quantidades de comidas e comidas para Omolú.

Cuidou de Omolú muito tempo, porém, nada que fazia curava Omolú, Oxóssi procurou Ossaíyn para saber qual o antídoto poderia curar Omolú.

Ossáiyn diagnosticou Omolú, e disse que ele estava com lepra, e que a única cura para Omolú seria a seiva da babosa.

 

Oxóssi precisava encontrar a planta, porém, se saísse, Omolú ficaria sem seus cuidados.

Então Oxóssi convocou Oyá, a esposa de Omolú que estava em guerra para encontrar a tal planta.

Oyá foi à procura, e encontrou a planta que Omolú tanto precisava.

Mas ao chegar à terra de Savé, Omolú estava morto, e não havia nada que poderia ser feito, então Oxóssi pegou seu pó mágico chamado Arolê (pó vermelho que Oxóssi usa para adentrar as matas) e jogou sobre Omolú, tornando sua palha amarelado em tom de vermelho e Oxóssi se juntara à essas palhas.

Oyá correu para buscar o espírito de Omolú, e ao cair do pó, Oyá pegou seu espírito e voltou novamente à seu corpo.

Omolú voltou a vida!

 

Desde então, Omolú ficou eternamente grato à Oxóssi e Oyá sua mulher, com o Arolê, Omolú teria em sí a energia de Oxóssi, este fora Oxóssi, é o único que se utilizou do pó vermelho.

 

Esta é uma das lendas que diz sobre a união de Omolú à Oxóssi e também a ligação com Oyá o amor de sua vida.

Desse dia em diante, Omolú passou ser chamado de Azawany que em linguagem Fón dos povos Dahoemanos significa "Palha Vermelha".

O Omolú que se veste das palhas rubras seria também considerado aquele que voltou da morte.

Seu culto é muito antigo, dado ao Omolú caçador das terras Dahoemanas, Omolú Azawany é o mais espertos entre todos os Omolú's.

 

Ele é sempre acompanhado de seu irmão Oxóssi, e por tal fato de Oxóssi se juntar às palhas vermelhas de Omolú, passou também a ser chamado de Odé Azawany.

 

O culto voltado ao caçador Odé Azawany é pouco conhecido devido ser assim chamado só pelos povos Fóns, porém, ainda assim, era cultuado juntamente à Omolú em Savé.

Alguns dizem que nesta época Oxóssi ainda era conhecido como Igbô, então não sabemos se é ao fato de que seja uma metamorfose de Oxóssi Igbô devido este também ser ligado à Omolú.

 

O culto definido em o culto do curandeiro e do assassino se deve ao fato de que em sua fase caçador, Azawany é um grande caçador, e totalmente frio para executar e abater suas caças ou inimigos.

 

Azawany se veste de palhas vermelhas com roupas brancas e pouco detalhes de vermelho e azul-claro.

 

Adorna-se com o xaxará com um ofá dentro, numa mão e na outra uma lança lembrando o fato de ser caçador e de matar, carrega xáorôs nas canelas e seu azê é em forma de coroa.

 

Seu fio é preto, branco e vermelho intercalado de três em três.

Assenta-se Omolú e Oxóssi no orí, outros à serem assentados é Oyá, Iyámonjá e Oxúmarê.

Seus caminhos são todos voltados à Irokô.

Sua saudação:  Atòtò Azáwany, Gbògbò Nzè!

 

 

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