Para quem não sabe quem é
Omolú Azawany, é um pouco complexo de distinguir e citar suas propriedades, mas
em questão de personalidades, é seco e muito esperto.
Azawany é uma energia que
se divide em duas, ora Omolú, ora Oxóssi.
Sim!
É um ORIXÁ MEJÍ que se
contém juntamente as energias de Odé o caçador.
Azawany é constituído em
duas formas iniciais.
Como Omolú é o curandeiro.
Como Oxóssi é o assassino.
Ou seja, se define na cura
e na morte.
Na fase Omolú, Azawany é
jovem e muito esperto, vive na terra das floresta e é quem fertiliza a terra transformando
a paisagem das florestas.
Por isso tamanha ligação
com Oxúmarê também, pois, é a chuva quem fertiliza a terra, e é este Omolú que suga
a água para ser dado às raízes das plantas.
Azawany é oriúndo de Savé
onde vivia em cultos com Nanã.
Porém, após ser abandonado
e criado por Iyámonjá em Tapá, Omolú ainda jovem saía para se aventurar, e nisso
sempre ia parar nas florestas, onde conheceu seu irmão Oxóssi.
Este, um grande e jovem
caçador, muito hábil e inteligente, ensinava à Omolú como viver na floresta e com
tantos animais e plantas selvagens, que somente Oxóssi sabia lidar.
Muitos anos se passaram, e
Oxóssi e Omolú ainda continuavam amigos e parceiros, porém, cada um tinha um
objetivo, Oxóssi em ser o grande caçador e feiticeiro e Omolú recuperar o trono
de Savé que sua mãe Nanã deu à Oxúmarê.
Oxóssi se tornou o rei de
Ketú e se tornara o maior caçador de todos, com seu Aramefá (a corte dos dicípulos
de Oxóssi, os Odé's) comandava as terras de Ketú, Ilê-Ifé e Igbô.
Já Omolú, se tronou o rei
de Savé, tomando o trono que Oxúmarê usurpou dele para si, e assim, Omolú foi proclamado
Obáluaiyê.
Porém, houve um tempo de
seca que castigava Savé, e Omolú ficou muito doente e fraco, seus povos
Savalunos procuravam às terras de Ketú para se abrigar, Oxóssi viu o ocorrido,
e os povos das fronteiras de Savé à Ketú começaram se unir, assim surgiu o povo
Ewê-Fón (Nação cujo culto são voltados às divindades de Jêje e Ketú).
Oxóssi procurou
Orúnmilá-Ifá para entender o que acontecera com o reino Savaluno e com Omolú,
este lhe disse que Omolú estava muito doente e fraco, e que sua doença se devia
a seca e a escassez de comida.
Oxóssi, sendo o deus da
alimentação, levou grandes quantidades de comidas e comidas para Omolú.
Cuidou de Omolú muito
tempo, porém, nada que fazia curava Omolú, Oxóssi procurou Ossaíyn para saber qual
o antídoto poderia curar Omolú.
Ossáiyn diagnosticou
Omolú, e disse que ele estava com lepra, e que a única cura para Omolú seria a
seiva da babosa.
Oxóssi precisava encontrar
a planta, porém, se saísse, Omolú ficaria sem seus cuidados.
Então Oxóssi convocou Oyá,
a esposa de Omolú que estava em guerra para encontrar a tal planta.
Oyá foi à procura, e
encontrou a planta que Omolú tanto precisava.
Mas ao chegar à terra de
Savé, Omolú estava morto, e não havia nada que poderia ser feito, então Oxóssi pegou
seu pó mágico chamado Arolê (pó vermelho que Oxóssi usa para adentrar as matas)
e jogou sobre Omolú, tornando sua palha amarelado em tom de vermelho e Oxóssi
se juntara à essas palhas.
Oyá correu para buscar o
espírito de Omolú, e ao cair do pó, Oyá pegou seu espírito e voltou novamente à
seu corpo.
Omolú voltou a vida!
Desde então, Omolú ficou
eternamente grato à Oxóssi e Oyá sua mulher, com o Arolê, Omolú teria em sí a energia
de Oxóssi, este fora Oxóssi, é o único que se utilizou do pó vermelho.
Esta é uma das lendas que
diz sobre a união de Omolú à Oxóssi e também a ligação com Oyá o amor de sua vida.
Desse dia em diante, Omolú
passou ser chamado de Azawany que em linguagem Fón dos povos Dahoemanos
significa "Palha Vermelha".
O Omolú que se veste das
palhas rubras seria também considerado aquele que voltou da morte.
Seu culto é muito antigo,
dado ao Omolú caçador das terras Dahoemanas, Omolú Azawany é o mais espertos
entre todos os Omolú's.
Ele é sempre acompanhado
de seu irmão Oxóssi, e por tal fato de Oxóssi se juntar às palhas vermelhas de
Omolú, passou também a ser chamado de Odé Azawany.
O culto voltado ao caçador
Odé Azawany é pouco conhecido devido ser assim chamado só pelos povos Fóns,
porém, ainda assim, era cultuado juntamente à Omolú em Savé.
Alguns dizem que nesta época
Oxóssi ainda era conhecido como Igbô, então não sabemos se é ao fato de que
seja uma metamorfose de Oxóssi Igbô devido este também ser ligado à Omolú.
O culto definido em o
culto do curandeiro e do assassino se deve ao fato de que em sua fase caçador, Azawany
é um grande caçador, e totalmente frio para executar e abater suas caças ou
inimigos.
Azawany se veste de palhas
vermelhas com roupas brancas e pouco detalhes de vermelho e azul-claro.
Adorna-se com o xaxará com
um ofá dentro, numa mão e na outra uma lança lembrando o fato de ser caçador e
de matar, carrega xáorôs nas canelas e seu azê é em forma de coroa.
Seu fio é preto, branco e
vermelho intercalado de três em três.
Assenta-se Omolú e Oxóssi
no orí, outros à serem assentados é Oyá, Iyámonjá e Oxúmarê.
Seus caminhos são todos
voltados à Irokô.
Sua saudação: Atòtò Azáwany, Gbògbò Nzè!
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