O PANTEÃO DOS ORIXÁS AFRO-BRASILEIROS
Os orixás são deuses
africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos
estão relacionados às manifestações dessas forças.
As características de cada
Orixá os aproxima dos seres humanos, pois eles se manifestam através de emoções
como nós.
Sentem raiva, ciúmes, amam
em excesso, são passionais.
Cada orixá tem ainda seu
sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas,
ambientes, espaços físicos e até horários.
Como resultado do
sincretismo que se deu durante o período da escravidão, cada orixá foi também
associado a um santo católico, devido à imposição do catolicismo aos negros.
Para manterem seus deuses
vivos, viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos
quais cultuavam apenas aparentemente.
ESTES DEUSES DA NATUREZA SÃO DIVIDIDOS EM 4 ELEMENTOS:
·
ÁGUA
·
TERRA
·
FOGO
·
AR
Alguns estudiosos ainda
vão mais longe e afirmam que são 400 o número de Orixás básicos divididos em
100 do Fogo, 100 da Terra, 100 do Ar e 100 da Água, enquanto que, na
Astrologia, são 3 do Fogo, 3 da Terra, 3 do Ar e 3 da Água.
Porém os tipos mais
conhecidos entre nós formam um grupo de 16 deuses.
Eles também estão
associados à corrente energética de alguma força da natureza.
Assim, Iansã é a dona dos
ventos, Oxum é a mãe da água doce, Xangô domina raios e trovões, e outras
analogias.
Na Umbanda e no Candomblé
se cultuam muitos outros orixás, desconhecidos por leigos, por serem menos
populares do que Xangô, Iansã, Oxossi e outros, mas com um significado muito
forte para os adeptos dos cultos afro-brasileiros.
Alguns são necessariamente
cultuados, devido à ligação com trabalhos específicos que regem, para a saúde,
morte, prosperidade e diversos assuntos que afligem o dia-a-dia das pessoas.
Estes deuses africanos são
considerados intermediários entre os homens e Deus, e por possuírem emoções tão
próximas dos seres humanos, conseguem reconhecer nossos caprichos, nossos
amores, nossos desejos.
É muito comum, alguns
dizerem que suas personalidades são conseqüências dos Orixás que regem suas
cabeças, desenvolvendo características iguais às destes deuses africanos.
Apresentamos à seguir as
descrições dos 16 Orixás mais cultuados no Brasil. Lembramos que existem diversas
correntes no Candomblé e na Umbanda, por essa razão as informações poderão ser
diferentes de acordo com a tradição ou região.
O PANTEÃO DOS ORIXÁS AFRO-BRASILEIROS
EXU,
Senhor dos caminhos, Orixá mensageiro e vencedor de demandas.
Por estar mais próximo da
realidade humana é considerado o Orixá das causas materiais.
Veste-se de vermelho e
preto e seu elemento é o fogo.
Seu dia é a Segunda-feira
e sua saudação é "Laroiê !".
Seus filhos são pessoas
críticas e originais, não ligam para opiniões alheias.
Adeptos da lei do menor
esforço, preferem concentrar suas energias no lazer.
De hábitos noturnos,
tendem a ser egoistas e tornam-se tristes quando não se encaixam em
determinados ambientes.
OGUM, é
o Orixá guerreiro.
Deus do ferro e da guerra.
Seu domínio são as retas
dos caminhos, as lutas e o trabalho.
Veste-se de azul escuro,
verde ou vermelho.
Traz sempre sua espada
pronta para o ataque.
Seu dia é terça-feira e
sua saudação é "Ogunhê !".
Seus filhos, são pessoas
com um apurado senso de honra e incapazes de perdoar uma ofensa.
São fisicamente muito
resistentes, curiosos por natureza, possuem muita capacidade de concentração e
perseguem seus objetivos com derterminação.
OXOSSI,
Orixá caçador, protetor das matas, dos animais da floresta e dos caçadores.
Veste-se de verde, azul
turquesa e vermelho.
Traz sempre o seu Ofá
(arco e flexa).
Seu dia é a Quinta-feira e
sua saudação é "Okê Arô Oxossi !".
Seus filhos, são pessoas
muito exigentes no cumprimento das obrigações, de atitudes firmes e até um
pouco duras.
Não têm "papas na
língua" e costumam falar tudo o que pensam.
Dão muito valor aos
acordos e não faltam com sua palavra.
Com tendência à timidez,
não gostam de demonstrar suas emoções.
OSSAIM,
Orixá das ervas medicinais e das plantas em geral, presentes em todos os
rituais de iniciação no Candomblé.
É representado por um
pássaro pousado num ramo e seu domínio é a mata virgem.
Veste-se de verde e rosa.
Seu dia é Quinta-feira e
sua saudação é "Ewé ô - Ewe assá !".
Seus filhos, são pessoas
com forte tendência à religiosidade, tolerantes e de bom coração.
De personalidade instável,
costumam controlar seus sentimentos e emoções.
Valorizam a liberdade e
não se apegam aos bems materiais.
OBALUAIÊ, ( ou OMOLU, em sua forma velha).
O deus das pestes e das
doenças de pele.
Por ser o deus da peste
conhece a cura de todos os males.
Veste-se de branco e preto
e usa um capuz de palha-da-costa que encobre todo o corpo.
Dança com o Xarará.
Seu dia é segunda-feira e
sua saudação é "Atotô !".
Seus filhos, são pessoas
que se preocupam demais com os outros, esquecendo de seus próprios interesses.
Podem até ter uma boa
situação financeira, porém não se apegam aos bens materiais.
São inquietos e não
apreciam a monotonia.
OXUMARÉ,
Orixá da sorte, fartura e fertilidade.
Protetor das mulheres
grávidas.
Seu domínio são os poços e
fontes da mata.
Veste-se de verde e
amarelo ou com as sete cores do arco-íris e é representado por uma serpente.
Seu dia é Quinta-feira e
sua saudação é "Àrobô bô yi !".
Seus filhos são pessoas
orgulhosas e exibicionistas.
Periódicamente mudam tudo
em sua vida, casa, emprego, amigos, sempre buscando novidades.
Costumam desenvolver o dom
da vidência e possuem intuição aguçada, que normalmente lhes revelam os
melhores caminhos.
EWÁ,
Orixá das chuvas, rainha dos mistérios e da magia, jovem virgem que recebeu de
Orunmilá o poder de ler os Búzios (o Oráculo de Ifá).
Comanda os astros e está
ligada às mudanças e transformações das águas.
Veste-se de vermelho e
branco.
Seu dia é Sábado e sua
saudação é "Ri-rò !".
Seus filhos são pessoas
extremamente metódicas e racionais.
Costumam traçar metas para
tudo.
Conservadoras, acabam
sofrendo com o execesso de rotina que conseguem estabelecer em suas vidas.
XANGÔ, o
Orixá da justiça, do trovão e da pedreira.
Veste-se de vermelho e
branco.
Usa uma coroa, e traz o
Oxé (machado duplo) e o Xerê (instrumento musical) Seu dia é Quarta-feira e sua
saudação é "Kawó-Kabyesilé !".
Seus filhos são pessoas
fisicamente fortes, atrevidos e prepotentes.
Com um senso de justiça
muito próprio, não suportam desaforos.
As vezes agem como se
fossem os donos da verdade.
Porém, quando a situação
complica, sempre buscam um meio termo, para não sair perdendo.
OXUM, é
a rainha dos rios e das cachoeiras (todas as águas doces), do ouro e do amor.
Veste-se de amarelo,
dourado, azul claro e rosa.
Traz em suas mãos o Abebê
(espelho-leque) e uma espada se for guerreira.
É a segunda esposa de
Xangô.
Seu dia é Sábado e sua
saudação é "Ora Ieiê Ô !".
Seus filhos são pessoas
graciosas e elegantes, adoram jóias, perfumes e roupas caras.
Voluptuosas, sensuais,
esbanjam charme e beleza.
Possuidoras de muita
frorça de vontade e um grande desejo de ascensão social.
IANSÃ, é
a deusa guerreira, senhora dos ventos, das tempestades e dona dos raios.
É a dona dos eguns, por
isso seus filhos são os mais indicados para a entrega de ebós.
É a mulher principal de
Xangô.
Veste-se de vermelho,
marrom escuro, e branco.
Seu dia é Quarta-feira e
sua saudação é "Eparrei Oiá !".
Seus filhos, são pessoas
alegres, audaciosas, intrigantes, autoritárias e sensuais.
Adoram usar joias e
bijuterias.
Extrovertidas, francas e
amantes da natureza.
Ambiciosas e de
temperamento forte.
São guerreiras e comunicativas.
LOGUN-EDÉ,
filho de Oxum com Oxóssi.
Seus domínios são os
leitos de rios e mares.
Veste-se com uma pele de
leopardo, leva em uma mão o espelho de Oxum e na outra as armas de Oxóssi.
Suas cores são amarelo e
azul.
É representado por um pavão
ou um papagaio.
Seu dia é Quinta-feira e
sua saudação é "Olu A Ô Ioriki !".
Seus filhos são pessoas
bonitas, atraentes e sedutoras.
Carinhosos, amorosos e
sensuais.
Orgulhosos e vaidosos.
Inconstantes, indecisos,
frios e calculistas.
reservados e um tanto
calados.
Ciumentos, solitários e
discretos.
OBÁ, uma
das esposas de Xangô, Orixá do equilíbrio e da justiça.
Seu domínio são as águas
revoltas.
Veste-se de laranja e
amarelo, portando espada e protegendo a orelha com um escudo.
Seu dia é Quarta-feira e sua
saudação é "Obá xirê !".
Os filhos de Obá são
pessoas pouco atraentes, desajeitadas e de temperamento forte.
Agressivas e objetivas.
Aparentam ser mais velhas
do que realmente são.
Costumam ser bem sucedidas
nos negócios e gostam de acumular bens.
IEMANJÁ,
Orixá da harmonia em família, é considerada a Rainha dos mares e a mãe dos
Orixás.
Veste-se de azul e branco
ou verde claro, portando seu Abebê (espelho-leque)decorado com uma sereia ou
uma concha.
Seu dia é Sábado e sua
saudação é "Odô iyá !".
Seus filhos, são
autoritários, persistentes, preocupados, responsáveis e decididos.
Amigos, protetores,
faladores e não suportam a solidão.
As mulheres, se comportam
como super mães.
Quando a segurança dos
filhos e da família está em jogo, são agressivos e até traiçoeiros.
NANÃ, é
o Orixá feminino mais velho do Panteão.
É a mãe de Oxumarê e
Obaluaiê.
Em sua mão traz seu cetro
o Ibiri.
Veste-se de lilás, branco
e azul.
É a protetora dos doentes
desenganados.
Seu dia é Terça-feira e
sua saudação é "Salubá !".
Seus filhos são
conservadores e apegados às convenções.
Calmos, mas às vezes
tornan-se agressivos e guerreiros.
As mães, são apegadas aos
filhos e muito protetoras.
Ciumentas e possessivas,
exigem atenção e respeito.
Não costumam ser muito
alegres e não gostam de brincadeiras.
IBEJI,
Orixás Gêmeos protetores das crianças e da família.
Vestem-se de azul, rosa e
verde.
São representados por dois
bonecos gêmeos ou duas cabacinhas.
Seu dia é domingo e sua
saudação é "Omi Beijada!".
Embora possa ocorrer, são
raros os filhos de Ibeji.
Essa energia infantil,
geralmente se manifesta com o orixá do iniciado.
Mesmo sendo adulto, quando
em "estado de erê", o iniciado torna-se brincalhão, irreverente,
cheio de energia e aparenta ser mais joven.
Adoram festas, música e dança..
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