segunda-feira, 22 de abril de 2013


BAGAGEM ESPIRITUAL.














Um senhor dos seus quase sessenta anos, chamado Francisco, viveu quase toda a sua vida em condições precárias de vida. Nasceu na roça, sofreu muitas provações desde a sua infância, trabalhou duro desde os 11 anos de idade, comia muito pouco e dividia tudo com seus cinco irmãos. Na idade adulta teve muitos problemas em sua vida profissional, não conseguia empregos bons, ficou anos e anos desempregado e passou uma parte de sua vida vivendo em situação de escassez dos recursos mais básicos. Chegou a passar fome algumas vezes.
No entanto, sempre foi um homem muito bondoso, auxiliou muitas pessoas ao longo da vida, às vezes abdicava de suas coisas para dar a quem necessitasse.

Mas uma coisa ele não compreendia...
Seu irmão mais novo, João, de 52 anos, viveu de forma oposta. Passou a vida inteira usufruindo de um bom salário, montou seu negócio, ganhou muito dinheiro e hoje desfrutava de uma condição em que nada lhe faltava. Possuia alguns imóveis e quatro filiais de sua empresa. Ao contrário do sei irmão mais velho, era uma pessoa mesquinha, ambiciosa, egoísta, fútil, que não se importava com os outros. Sua prioridade era expandir ainda mais seus negócios, para ter mais e mais dinheiro.

Certo dia, Francisco, já meio irritado com essa situação e acreditando estar sendo injustiçado por Deus, resolveu procurar um médium para questionar sobre essa aparente contradição cósmica. Ele queria entender como era possível seu irmão João, sendo uma pessoa orgulhosa e egoísta, estar tão bem de vida, e ele, que sempre foi honesto e se doou pelos outros, ter se mantido em uma posição tão complicada ao longo da vida, e ter passado por tantas dores, decepções e sofrimentos.

Francisco dirigiu-se ao centro, e lá esperou sua vez de conversar com o médium que incorporava um espírito muito antigo e sábio. Assim que chegou sua vez, Francisco agradeceu ao espírito a oportunidade deste diálogo direto com o plano espiritual e explicou o motivo de estar recorrendo aos espíritos:

- Durante toda a minha vida fui submetido as mais diversas dores e adversidades. Mas sempre fui uma pessoa digna, honesta, sincera e caridosa.

Como dizem no popular...
Comi o pão que o diabo amassou !!!

Meu irmão João, ao contrário, é uma pessoa assumidamente egoísta e que nunca se importou com os outros. Vive intensamente uma existência mundana, apenas usufruindo dos prazeres materiais e nunca se importou com ninguém, apenas consigo mesmo.
Queria perguntar aos guias espirituais por que estou tão mal e ele está numa condição tão melhor do que a minha.

O ESPÍRITO, INCORPORADO NO MÉDIUM, LHE DISSE:
- Melhor? Tem certeza que ele está melhor do que você?
- Sim, respondeu Francisco. Ele está numa situação de vida bem melhor do que a minha.

O ESPÍRITO RESPONDEU:
Você, Francisco, está enxergando tudo por uma lente bem reduzida, está medindo o melhor e o pior em termos puramente humanos. Mas se você expandir um pouco a sua visão, e olhar tudo de um ponto de vista cósmico, poderá ver claramente como você está numa posição privilegiada em relação à média dos seres humanos. Ao findar tua vida atual, você terá purgado a maior parte do seu karma passado, e na próxima vida vai nascer numa condição muito mais favorável que sua existência atual. Nesta encarnação, você conseguiu acumular vários méritos: cultivou valores, virtudes, pôde enfrentar com coragem o sofrimento, teve uma postura desapegada e caridosa perante seus semelhantes. Por outro lado, o sofrimento e as privações lhe ensinaram muito e ajudaram, como já disse, a transmutar seu karma de vidas passadas. Seu irmão, no entanto, acumulou muitos deméritos na vida atual, e a inteligência cósmica estava concedendo uma chance a ele para que se transformasse e passasse a ser um humano melhor, mais desapegado, humilde, caridoso e consciente, mas isso não ocorreu. Na próxima encarnação seu irmão nascerá em uma situação muito desfavorável, a fim de aprender a humildade e o desprendimento, e será forçado a pedir ajuda e assim aprender o valor da caridade. Observe que as posições em que nos encontramos na vida atual muitas vezes não traduzem nosso adiantamento espiritual. É nossa bagagem espiritual e nossos méritos e deméritos que determinam nossa posição cósmica, e não as aparências e supostas estabilidades deste mundo.

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário