quinta-feira, 14 de março de 2013

EM DEFESA DOS EVANGÉLICOS

Antes de mais nada é importante esclarecer que este texto não se trata de nenhum tipo de propaganda ou pregação religiosa, nem poderia, já que este autor nem de longe pode ser considerado um evangélico (para quem não sabe, eu sou Umbandista). Este texto trata-se simplesmente de um exercício de se colocar no lugar do outro, procurando entender suas intenções, dramas e dificuldades.
Seguidamente observo a sociedade brasileira e o atual momento em que vivemos, e confirmo uma teoria que a tempos permeia meus pensamentos, a de que:

"NOS DIAS DE HOJE, NÃO DEVE SER NADA FÁCIL SER EVANGÉLICO".

Obviamente não estou me referindo aqueles alienados que sofreram lavagem cerebral de criminosos religiosos e entregam o salário nas igrejas, estou me referindo aos verdadeiros evangélicos...
SIM, ELES EXISTEM !!!

Me refiro a aqueles que encontraram na figura do signo solar Judeu (Yeshua, ou Jesus como é conhecido no Ocidente) o alívio e conforto que procuravam.
Aqueles que estudam a bíblia e encontram ali o código moral que responde suas dúvidas e conduz suas vidas.

Pois para aquele que souber procurar, ali (na bíblia) também se encontra parte da Teosofia (sabedoria divina).
Claro que para tanto é necessário ir além das interpretações literais, "driblar" as deturpações, confusões e incontáveis erros de tradução para poder compreender os símbolos ocultos, os ensinamentos realmente transcendentais.

Assim como o Umbandista é chamado "MACUMBEIRO" (termo pejorativo) e interpretado de forma errônea pelo leigo, da mesma forma atualmente se declarar publicamente Evangélico é interpretado por muitos como alguém meio idiota que é facilmente manipulado pelos "TRAMBIQUEIROS DO SENHOR".

Claro que a maior parte da culpa se deve a "OUTRA ALA" a dos PSEUDO-EVANGÉLICOS que (aparentemente sendo maioria) nos fazem crer que todos não passam de LUNÁTICOS ALIENADOS.

Não sou especialista no assunto, mas pelo que entendo há dois grupos bem distintos de evangélicos, os mais antigos pertencentes as igrejas chamadas PENTECOSTAIS e os mais recentes frequentadores das igrejas consideradas NEOPENTECOSTAIS, sendo esse segundo grupo o criador dos casos mais "polêmicos".

Nem a Umbanda nem as igrejas Evangélicas inventaram o charlatanismo, ele sempre existiu, é uma característica inerente na humanidade, costumo chamar de "LEI DA PROCURA E OFERTA", enquanto houverem tolos procurando soluções fáceis e rápidas para seus problemas, sempre haverão "espertalhões" que se aproveitarão da situação para lucrar, simples assim.

O movimento protestante teve um louvável início, onde pela primeira vez a Igreja romana perdeu a autoridade absoluta pelo cristianismo no ocidente e as literaturas cristãs puderam ser traduzidas, tornando-se acessíveis a todos.

SE DESEJA QUE RESPEITEM SUA FÉ, COMECE RESPEITANDO A DO OUTRO, não importa o quanto lhe pareça estranha, o que nos limita é a falta de discernimento, já que o verdadeiro mundo espiritual não é literal, não tem dono e não pode ser entendido completamente por palavras, portanto são sempre questões de interpretação.

O universo realmente não dá a mínima para o que acreditamos, ele simplesmente continua sendo ele mesmo, o tempo todo, e não irá mudar.
Não é uma questão de fé, é uma questão do quanto sabemos sobre esse assunto e o quanto ignoramos, uns viram uma faceta, outros viram outra, muitos continuam de olhos vendados, raros são os Iniciados (Budas, Mestres, Sábios, etc.).

Um saravá para meus amigos Evangélicos que conheci nesta vida, alguns deles estão entre as melhores pessoas que tive a oportunidade de conviver durante esta encarnação.

Crônicas Espiritualistas:   http://cronicasespiritualistas.blogspot.com.br/
Blog de Filosofia Esotérica para Livres pensadores.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário