quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O PRINCIPAL FATOR DO SOFRIMENTO HUMANO

Se me perguntassem qual o principal motivo das infelicidades dos seres humanos, eu certamente responderia que é a ilusão e o desejo de constância.
Tudo muda, o tempo todo, a unica condição eterna é justamente a mudança, como já nos dizia Aristóteles.
Porém principalmente a mente ocidental tem muita dificuldade em se adaptar a esta realidade, em viver sob esta ótica.
Temos o hábito errôneo de pensar em início e fim, quando o que existe é uma contínua transição, continuidade, mudança eterna.
O ser humano pensa no mundo como algo estático, se apega, deseja que tudo permaneça como está, se acostuma com sua "zona de conforto", então quando perde, ele sofre.
É uma batalha perdida, pois nada irá durar, tudo continuará se modificando, se não aceitarmos este fator, iremos sofrer cada vez mais.
Pense, nosso engano é tão grande, que por exemplo, imaginamos os lugares que nos são familiares como pontos fixos, quando na verdade, no espaço nunca permanecemos um só instante no mesmo lugar, pois o planeta está  se movendo.
Somos todos "viajantes espaciais" nesta imensa "nave" chamada planeta Terra, esta também uma condição temporária, que logo irá mudar.
Por isso cada dia em nossa vida é único,  cada instante insubstituível, amanhã já nada mais será como é hoje.
Quanto maior for nossa compreensão desta "lei da existência", quanto mais aceitarmos este fato imutável, menor será nosso sofrimento diante da inevitável perda de tudo e todos que amamos.

Blog de Filosofia Esotérica para Livres pensadores.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário