RELIGIÃO!
o que se pode ou deve ser feito?
Para um iniciante dentro da religião a proposta de entrega ou exercício da fé é muito simples, funciona como uma igreja que ensina seus fieis a acreditar no poder interior de cada pessoa, muitas pessoas já passaram por algum tipo de experiência em que tiveram que por a prova suas próprias crenças,exercer ou não sua fé naquilo que acreditam..
Dentro de um contesto isso tudo não é comprovado cientificamente mas como se trata de uma condição humana onde até mesmo os próprios cientistas e médicos se inclui, os mesmo acreditam e de alguma forma exerce sua fé em alguma coisa ou ser..
A ciência porém respeita mesmo sem poder comprovar, mas claro se coloca sempre a disposição á esclarecer fatos baseado na lógica e naquilo que existe ou conhecemos, quase sempre se tornam laudos confusos ou incompletos.
O fator principal para a pessoa que se inicia na religião africana é a fé, mas isso não significa deixar de acreditar em deus ou deixar de acreditar em seus princípios, morais e éticos, a fé é composta de sentimento, esperança, a busca de algo que não podemos comprar, algo gratuito que esta ao nosso alcance e mesmo que desejamos algo material muito caro, o fato de ter fé é acreditar que aquilo que queremos é possível, isso nos fortalece nos dá condições físicas,morais e espiritual de chegarmos ao objetivo tão esperado.
Para um pai de santo a situação é mais complexa, a religião tem o dever de ensinar o exercício desta fé, e as formas de exercê-la e infelizmente acabam por prometer coisas que já não fazem mais parte da religião e sim do poder de crença de cada individuo, compare essas situações em um ambiente evangélico.
É a mesma coisas só que sem cobranças e promessas..
Os orixás são forças da natureza representadas através de santos ou imagens católicas ou não, trazendo consigo uma história de superação, força e poder, cada orixá tem uma característica e são essas características que determinam a proximidade da pessoa com o mesmo, o ser humano é único, nasce e trás consigo individualidades que só ele tem, os orixás em sua representatividade traz características gerais que casam com as mesma dos indivíduos,assim formando uma união ou cumplicidade, podendo sim com o exercício da fé e preceitos religiosos que acabam por fortalecer esses laços ter fortes influencias dos orixás na vida do ser humano que se dedica ao mesmo.
A fé é o principio, é o meio e o fim de tudo aquilo que conhecemos como religião, filosofia ou simplesmente ritos.
Achar que pode salvar o mundo é achar demais na verdade se todos acreditarem ai sim é possível, nesta ação existe fé.
Acreditar é fé !
Chegar na casa de um pai de santo, pedir para jogar um búzio, e pergunta o que pode ser feito para resolver tal problema, isso todos fazem..
É fácil transferir a responsabilidade da fé para o outro e quando pagamos valores por isso nos sentimos no direito de cobrar resultados imediatos por que o pagamos..
Isso não é fé e muitas vezes não acontece nada do que se planejou. A culpa é do pai de santo??
Mas as vezes acontece tudo como foi dito..
A culpa é do pai de santo?
Temos sempre o extinto de culpar os outros para nos sentirmos vitimas, isso nos faz menos burros.
A fé deve casar junto com fé, a fé da pessoa que pediu o trabalho deve ser tão grande quanto a da pessoa que o receitou ou vai exercê-lo, quando isso não acontece, na maioria das vezes a fé do pai de santo faz sim mover montanhas exercita as forças dos orixás e meso sem a crença da pessoa que pediu o serviço acaba por receber sua benção.
Mas também a fé do pai de santo pode não ser suficiente e assim muitas vezes não acontece nada.
Para resultados imediatos tem que haver um casamento das fé em um mesmo objetivo.
Nunca procure um pai de santo se não acreditar no poder dos orixás e no poder de sua fé..
As pessoa que já estão algum tempo na religião tem agido de formas diferentes, muitas vezes não dando exemplo para os iniciantes, isso consiste na vivencia e na experiência, na verdade quanto mais tempo você fica em um lugar mais você o conhece e mais você gosta, se acostuma ou se decepciona com o mesmo, é exatamente isso que vem acontecendo com essas pessoas dentro da religião, muitas estão extasiadas, cansadas ou desiludidas com o rumo que as coisas tomaram, hoje dizem, que os santos não são mais como antes, que as pessoas perderam os fundamentos, que não sente mais aquela emoção ou vibração energia dos orixás em um batuque, não se impressionam mais.
Na verdade muita coisa continua igual ou até mesmo melhor que antes, porém á estas pessoas que já passaram e viram repetidas vezes muitas coisas, é difícil surpreende-las, suas experiências sempre vão ser comparadas a fatos que forma feitos ou vistos.
A verdade é que tudo esta igual, o ritual ainda é o mesmo, o que mudou de fato foi a visão desta pessoa sobre a mesma, ela não enxerga mais com aquela fé inicial ou devoção, pureza que tinha antes, hoje ela é mais crítica e as vezes se acha melhor pelo simples fato de não ser mais tão bobinha quando na verdade não é mais tão crente .
Isso é lamentável , por que deveriam ser exemplos de fé e devoção, ensinar os iniciante a enxergar com os olhos da fé afinal estamos falando de religião que não sobrevive sem fé, e será que essas pessoas sobrevivem sem fé, na verdade elas não sabem mas já deixaram de fazer parte da religião pura a muito tempo e hoje são consideradas o joio ou simplesmente os maus exemplos.
Alguns adeptos e até mesmo membro de nossa religião se perguntam sobre as origens, sobre fundamentos e trazem consigo muitas perguntas sem resposta ou que pelo menos a maioria dos pai de santos e mães de santos não sabem responder..
Na verdade já falamos sobre a origem nas páginas anteriores mas é bom lembrar que nossa religião é de origem africana sim, trazida pelos escravos exportados da áfrica de várias cidades do continentes africanos, como em todo lugar na maioria das vezes não se falam a mesma língua, a origem das rezas e cânticos do batuque são dialetos Yoruba vindo da mistura de muitos lugares da áfrica, para uma tradução 100% de tudo o que cantamos é necessário um estudo profundo sobre toda cultura de todos os povos no continente africano.
Hoje já temos tradução de nossas rezas tanto no batuque cultuado no RS chamado de Nação, como nas rezas de Candomblé.
E a internet é um ótimo meio para você buscar este entendimento, fazendo com que você mesmo case as frases e entenda o que esta cantando para os orixás.
Alguns dia atrás, no meu trabalho, fui convidado para um debate religioso entre um evangélico, um batuqueiro com duvidas de sua religião, uma pessoa que dizia não acreditar em nada, outra católica e eu.
Como sempre faço em qualquer situação ouço a opinião dos outros, as respeito e coloco minha posição sobre o assunto se achar necessário ou que poderá acrescentar alguma coisa para todos.
No mesmo todos falaram sua visão sobre o assunto religião e com muito respeito para não ferirem ninguém, minha postura também foi igual, mas não falei muito, pelo contrario observei e ouvi bastante, e isso me fez chegar na conclusão mais obvia de todas.
A fé é e sempre será o principio o meio e a falta dela o fim de tudo, independente da religião que se segue, precisamos tomar cuidado com essa pequena palavra que define uma vida de certezas ou de incertezas e inseguranças para sempre.
Não concordo com as igrejas evangélicas que usam a religião africana para mistificar ou fortalecer o convencimento de crenças próprias, que nunca foram baseadas antes na nossa religião e que agora toma uma força e contribui para que as pessoas envolvidas tenham atitudes discriminativas com relação aos adeptos do africano.
Isso forma uma sociedade preconceituosa, quadrada e que não permite a liberdade religiosa que a lei permite para todos hoje.
Usar nossos rituais ou nomes de nossas entidades para impor medo nos fieis, e até mesmo mentiras graves sobre o que se pratica ou não dentro de nossos terreiros, pra estimular a crença no demônio e a distorção de um fundamento que não o conhecem e justificam apenas o mau.
Acredito que haja um grande desrespeito nesta questão evangélicos demônios e batuqueiros.
Não usamos os fatos reais, divulgados na mídia, sobre lavação de dinheiro nas igrejas, sobre contas fantasmas e grandes bens materiais em nome de parentes de pastores bispos etc..
Também não argumentamos situações que já vieram a público como o vídeo do bispo ensinando pastores a convencer como arrecadar dinheiro em época de fogueira santa nas igrejas.
Nem questionamos a veracidade das entidades que dizem chegar nas pessoas nas igrejas dizendo que foram pagas em um terreiro de batuque para matar roubar e destruir a mesma..
Em nossos terreiros temos plena convicção de nossos atos e crenças, não usamos de subordinação e muito menos de algum tipo de lavagem cerebral para tomar posse de bens ou dinheiro em espécie.
É claro que nem todos agem desta forma, e graças a Deus nem todos são iguais, por este motivo não aceitamos nenhum tipo de generalização quando o assunto é fé, independente da origem ou seguimento.
O RESPEITO DEVERIA SER A PALAVRA CHAVE POSTADA NA BÍBLIA NO LUGAR DE AMAR O PRÓXIMO, O QUE DE FATO É SÓ PALAVRA DEVERIA SIM SER RESPEITAR O PRÓXIMO!!
REFERE-SE A UMA ATITUDE LOUVÁVEL DE TODOS !!!
REFERE-SE A UMA ATITUDE LOUVÁVEL DE TODOS !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário